Do básico ao avançado, o curso tem por objetivo formar modelistas para o segmento de moda íntima. Habilita o formando a exercer todas as funções de um profissional de modelagem dentro de uma confecção. São muitos modelos de lingerie e underwear, a maior parte para a moda feminina.

Inclui o principal para a moda íntima masculina e infanto-juvenil. No curso também são ensinadas as técnicas de ampliação e redução de moldes e para quem ainda não tem conhecimentos sobre costura, ela será ensinada opcionalmente em conjunto com a modelagem.

Modelista é o profissional que faz os moldes pelos quais se cortam os tecidos. Pode trabalhar por conta própria para confeccionistas e ateliês ou por contrato junto aos mesmos. Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em modelagem para moda íntima, além de sua própria confecção.

Apostila de modelagem em lingerie

APOSTILA 1. O que é o método geométrico EMP; Materiais necessários para modelagem; Como traçar em miniatura para as lições; Recordando pontos básicos da matemática utilizada; Malhas elásticas e firmes; Como calcular a elasticidade das malhas; Como preparar e cortar a malha; Principais máquinas e aviamentos utilizados na confecção de lingerie; Como calcular o comprimento dos elásticos; Como tirar as medidas; Tabelas de medidas femininas, masculinas, tamanhos grandes e infanto-juvenis; Base EMP da calcinha para malhas elásticas; Interpretação de modelos de calcinhas; Como finalizar a modelagem; Etapas do processo de modelagem.

APOSTILA 2. Interpretação de vários modelos de calcinhas; Graduação de calcinhas; Ficha técnica.

APOSTILA 3. Base EMP da cueca de malha; Base EMP da boxer com nesga para malhas; Base EMP da boxer sem costura lateral; Interpretação de modelos de cuecas e boxers; Graduação de cuecas e boxers; Base EMP da blusa justa para sutiã em malhas elásticas; Estudo de copas e bojos; Como calcular o comprimento das alças dos sutiãs.

APOSTILA 4. Interpretação de vários modelos de sutiãs; Como criar o efeito push-up; Como fazer os moldes para os bojos prontos; Graduação da base e de modelos de sutiã.

APOSTILA 5. Interpretação de modelos de calcinhas modeladoras e para gestante e cinta-liga; Base EMP da calcinha para tecido plano e malhas firmes; Interpretação de modelos de calcinha baby-doll; Base EMP da boxer feminina para malhas; Base EMP da calcinha boy-short; Base EMP da bermuda modeladora; Base EMP do shorts modelador; Base EMP da ceroula (cuecão); Interpretação de modelos de ceroula; Base EMP da boxer de seda; Interpretação de modelo de boxer de tecido.

APOSTILA 6. Interpretação de modelos de sutiãs: para amamentação, de alta sustentação e sutiã com ombreira; Base EMP da combinete com e sem pences para malhas elásticas; Interpretação de modelos de combinete, camisete e anágua; Base EMP da blusa/vestido com bojo recortado; Interpretação de modelo de cinta, espartilho e corselete; Base EMP do body lingerie com e sem pences; Transferência de pences e interpretação de modelos de sutiã, camisete e body com pences.

apostila curso de confecção em moda íntima

Para o curso completo de modelagem para moda íntima são necessárias em média 36h de aulas, lembrando que a mesma carga horária deve ser reservada em casa para os exercícios. Caso o aluno deseje aprender a costurar ao mesmo tempo, a duração será estendida conforme a quantidade de peças que desejar montar.

O prazo para a conclusão do curso depende da carga horária semanal escolhida, do aproveitamento individual e do tempo reservado em casa para acelerar o curso. Pode-se optar pela aula de 1:30h ou de 3h de duração, uma ou mais vezes por semana. Ao todo, são 32 opções de horários por semana.