CURSO UNIFICADO DE CORTE SOB MEDIDAS E MODELAGEM INDUSTRIAL


Do básico ao avançado, o curso tem por objetivo formar modelistas para qualquer segmento de moda. Habilita o formando a exercer todas as funções de um profissional de modelagem dentro de uma confecção além de prepará-lo para o trabalho em ateliês de roupas sob medidas. São mais de 10 cursos em 1 com centenas de modelos sendo a maior parte para a moda feminina.

Inclui também o principal da moda masculina, infantil, bebê, malharia, tamanhos grandes, moda gestante, íntima, praia e natação. No curso também são ensinadas as técnicas de ampliação e redução de moldes e como montar uma confecção de moda.


MÉTODO TRADICIONAL GEOMÉTRICO


O método geométrico, que não utiliza gabaritos, é o mais aplicado em confecções e ateliês de moda do mundo todo, pois é o único que garante um traçado perfeito a partir de medidas tomadas ou de uma tabela industrial.
Com anos de pesquisas e estudos sobre os vários processos de modelagem industrial e corte sob medidas utilizados no Brasil e no exterior, a professora de modelagem e estilismo, master em psicopedagogia, Márcia Dória, desenvolveu e aperfeiçoou no embasamento do geométrico, o método EMP.

Trata-se de uma metodologia diferenciada para que as lições sejam assimiladas com facilidade ao mesmo tempo em que é passado ao aluno o maior número de informações possíveis.

Todas as bases foram testadas para garantir a eficácia das lições e assegurar o bom caimento das peças.

As tabelas de medidas EMP respeitam as últimas normas técnicas.


CAMPO DE TRABALHO


Modelista é o profissional que faz os moldes pelos quais se cortam os tecidos. Pode trabalhar por conta própria para confeccionistas e ateliês ou por contrato junto aos mesmos. Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em modelagem, além de sua própria confecção de roupas.


CONTEÚDO DO CURSO


apostila do curso de modelagem

APOSTILA 1. Materiais para o trabalho de modelagem; Como tirar medidas; Tabelas completas de medidas femininas, masculinas, infantis, juvenis, bebê, tamanhos grandes (medidas do corpo e para malhas de média e alta elasticidade); Para entender o método geométrico; As informações que a modelagem deve conter; História geral dos tecidos; Principais fibras e tecidos para o vestuário; Tratamentos aplicados a tecidos; Cálculo de metragem de tecido para roupas; Aviamentos; Confecções em couro; Confecções em jeans; Os diversos profissionais da moda.

APOSTILA 2. Dezenas de modelos de saias; O bom caimento das saias; Como trabalhar a modelagem criando efeitos; Como adaptar a modelagem da saia às conformações físicas; Ampliação e redução.

APOSTILA 3. Dezenas de modelos de calças em diversos comprimentos; Como trabalhar a modelagem criando efeitos; Como adaptar a modelagem da calça às conformações físicas.; Ampliação e redução.

APOSTILA 4. Dezenas de modelos de blusas justas femininas; Transferência de pences; Decotes; Drapeados; Revéis; Transpasses e vistas de abotoamento e para zípers; Como adaptar a modelagem da blusa às conformações físicas; Ampliação e redução.

APOSTILA 5. Dezenas de modelos de golas e mangas femininas, masculinas e infantis; Ampliação e redução.

APOSTILA 6. Dezenas de modelos femininos entre blusas, vestidos, camisas, salopettes (jardineiras), colete; Ampliação e redução.

APOSTILA 7.Dezenas de modelos infantis e masculinos entre camisas, blusas, colete, jaleco (avental), vestidos; Ampliação e redução.

APOSTILA 8. Dezenas de modelos femininos, masculinos e infantis entre blazers, spencers e similares; Ampliação e redução.

APOSTILA 9. Dezenas de modelos femininos, masculinos e infantis entre macacões, jardineiras, casacos, parkas, jaquetas, poncho, trench-coat, slipon, ulster; Ampliação e redução.

APOSTILA 10. Malhas; Como calcular a elasticidade das malhas; Sutiã - sua história e o modelo certo para cada tipo de busto; Dezenas de modelos femininos, masc. e infantis para cotton, lycra, etc: calcinhas, sutiãs, leggings, fusô, calça bailarina, maiôs, biquinis, sungas, saia, vestido. Ampliação e redução.

APOSTILA 11. Dezenas de modelos femininos, masc. e infantis para malhas firmes e de baixa elasticidade entre: cuecas, pijamas, trainings (conjuntos em moletom), calça de malha, camisetas, regata, robe (roupão), peignoir, saias, vestidos, camisolas, short-dolls. Ampliação e redução.

APOSTILA 12. Dezenas de modelos para moda bebê; Ampliação e redução; Moda e informática; Produção Industrial de moda; Como montar uma confecção; Dicas de Moda para cada tipo físico de mulher.

apostila do curso de modelagem

DURAÇÃO DO CURSO A DISTÂNCIA


O curso completo é composto de 12 apostilas e assessoria dos professores durante 12 meses para a correção das provas. No término do curso, o Certificado de Conclusão será emitido gratuitamente.

Em cada apostila, há provas que você deverá responder e enviar à Escola. Elas serão analisadas e corrigidas com carinho e profissionalismo por competentes professores. Dúvidas também poderão ser esclarecidas por email.

Opcionalmente é oferecido o curso semipresencial com uma aula mensal de 3 horas.

Para terminar seu curso em menos tempo, basta enviar suas provas com antecedência.

Terminando a 6ª apostila, você já pode solicitar o Certificado de Conclusão do curso básico. Cada apostila tem em média 65 páginas no formato A4.


MATERIAIS INICIAIS NECESSÁRIOS


Régua de miniaturização EMP, lapiseira, borracha, fita métrica, tesoura, carretilha, papel manilha ou kraft, papel de seda e folhas de papel sulfite.