Do básico ao avançado, este curso que unifica o corte e costura sob medidas com a modelagem industrial, tem por objetivo formar modelistas para qualquer segmento de moda.
Habilita o formando a exercer todas as funções de um profissional de modelagem dentro de uma confecção além de prepará-lo para o trabalho em ateliês de roupas sob medidas.
São mais de dez cursos em um curso unificado com centenas de modelos sendo a maior parte para a moda feminina.

Inclui também o principal da moda masculina, infantil, bebê, malharia, tamanhos grandes, moda gestante, íntima, praia e natação.
No curso também são ensinadas as técnicas de ampliação e redução de moldes e como montar uma confecção de moda.
Para quem ainda não tem conhecimentos sobre costura, ela será ensinada opcionalmente em conjunto com a modelagem.

Modelista é o profissional que faz os moldes pelos quais se cortam os tecidos. Pode trabalhar por conta própria para confeccionistas e ateliês ou por contrato junto aos mesmos. Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em modelagem, além de sua própria confecção de roupas.

apostila do curso de modelagem

APOSTILA 1. Materiais para o trabalho de modelagem; Como tirar medidas; Tabelas completas de medidas femininas, masculinas, infantis, juvenis, bebê, tamanhos grandes (medidas do corpo e para malhas de média e alta elasticidade); Para entender o método geométrico; As informações que a modelagem deve conter; História geral dos tecidos; Principais fibras e tecidos para o vestuário; Tratamentos aplicados a tecidos; Cálculo de metragem de tecido para roupas; Aviamentos; Confecções em couro; Confecções em jeans; Os diversos profissionais da moda.

APOSTILA 2. Dezenas de modelos de saias; O bom caimento das saias; Como trabalhar a modelagem criando efeitos; Como adaptar a modelagem da saia às conformações físicas; Ampliação e redução.

APOSTILA 3. Dezenas de modelos de calças em diversos comprimentos; Como trabalhar a modelagem criando efeitos; Como adaptar a modelagem da calça às conformações físicas.; Ampliação e redução.

APOSTILA 4. Dezenas de modelos de blusas justas femininas; Transferência de pences; Decotes; Drapeados; Revéis; Transpasses e vistas de abotoamento e para zípers; Como adaptar a modelagem da blusa às conformações físicas; Ampliação e redução.

APOSTILA 5. Dezenas de modelos de golas e mangas femininas, masculinas e infantis; Ampliação e redução.

APOSTILA 6. Dezenas de modelos femininos entre blusas, vestidos, camisas, salopettes (jardineiras), colete; Ampliação e redução.

APOSTILA 7.Dezenas de modelos infantis e masculinos entre camisas, blusas, colete, jaleco (avental), vestidos; Ampliação e redução.

APOSTILA 8. Dezenas de modelos femininos, masculinos e infantis entre blazers, spencers e similares; Ampliação e redução.

APOSTILA 9. Dezenas de modelos femininos, masculinos e infantis entre macacões, jardineiras, casacos, parkas, jaquetas, poncho, trench-coat, slipon, ulster; Ampliação e redução.

APOSTILA 10. Malhas; Como calcular a elasticidade das malhas; Sutiã - sua história e o modelo certo para cada tipo de busto; Dezenas de modelos femininos, masc. e infantis para cotton, lycra, etc: calcinhas, sutiãs, leggings, fusô, calça bailarina, maiôs, biquinis, sungas, saia, vestido. Ampliação e redução.

APOSTILA 11. Dezenas de modelos femininos, masc. e infantis para malhas firmes e de baixa elasticidade entre: cuecas, pijamas, trainings (conjuntos em moletom), calça de malha, camisetas, regata, robe (roupão), peignoir, saias, vestidos, camisolas, short-dolls. Ampliação e redução.

APOSTILA 12. Dezenas de modelos para moda bebê; Ampliação e redução; Moda e informática; Produção Industrial de moda; Como montar uma confecção; Dicas de Moda para cada tipo físico de mulher.

apostila do curso de modelagem

Para o curso completo de modelagem, são necessárias em média 80 horas de aula, lembrando que a mesma carga horária deve ser reservada em casa para os exercícios. O prazo para a conclusão do curso depende da carga horária semanal escolhida, do aproveitamento individual e do tempo reservado em casa para acelerar o curso.

Pode-se optar pela aula de 1:30h ou de 3h de duração, uma ou mais vezes por semana. Ao todo, são 32 opções de horários por semana. Caso o aluno deseje aprender a costurar ao mesmo tempo, a duração será estendida conforme a quantidade de peças que desejar montar.